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Distrações tecnológicas geram prejuízo de US$ 10 mil ao ano por funcionário
Se a tecnologia revolucionou as empresas, ao automatizar processos e informações, por outro lado, ela tem gerado “distrações” que afetam a produtividade dos profissionais. A constatação faz parte de um estudo realizada pela empresa norte-americana de pesquisas uSample, a partir de entrevistas com 515 usuários de TI (tecnologia da informação) de todo o mundo.
Uma das conclusões do levantamento, divulgado pela Harmon.ie – fornecedora de softwares corporativos –, é que essas distrações tecnológicas representam hoje, em média, um prejuízo anual de US$ 10.375 por funcionário para as empresas, considerando um salário médio de US$ 30 por hora. Para chegar a esse número, o estudo levou em conta que 53% dos entrevistados admitiram perder pelo menos uma hora de trabalho com telefonemas, e-mails, redes sociais, mensagens de texto pelo celular, entre outros recursos tecnológicos.
Ainda segundo o estudo, 45% das pessoas disseram trabalhar só 15 minutos, ou menos, sem serem interrompidas, sendo que, em 57% dos casos, isso acontece por conta do uso da tecnologia.
Quanto aos principais motivos de distração, o telefone é citado como o maior responsável pelas paradas, citado por 28% dos entrevistados. Na sequência, com 23% das respostas, aparece o e-mail.
Outra questão que rouba a produtividade dos funcionários é a procura por documentos e informações online. Os profissionais gastam, em média, 30 minutos por dia – o equivalente a 16 dias por ano – com esse tipo de busca, segundo o levantamento.