Notícias
11
A retomada da visão de processos
É fato que os ERPs, desde os anos 90, dominam os investimentos de TI e se tornaram um dos pilares de todas as corporações, porém há um outro fato que merece destaque e vem recebendo, cada vez mais reconhecimento do mercado: A retomada da visão de processos nas organizações.”
É simples e óbvio: Uma empresa pode ser vista como um conjunto de processos, que se bem orquestrados, fará com que os resultados da empresa sejam maximizados.
Mas infelizmente muitos ainda insistem em não aceitar o simples e o óbvio como natural e permanecem dependentes do emaranhado de opções de Menu em seu ERP Tradicional.
Nos perguntamos: Ao olhar para ERP, em seu formato tradicional, onde está a visão de processos? Quantos pedidos temos em processo, com quem estão estes pedidos, quanto tempo levam para serem processados?
[... silêncio...]
A visão de processo muitas vezes está implícita e muitas vezes inexiste no ERP. Mas como a busca por eficiência e resultados não se contenta com esse modelo, a consequência natural é a sobrecarga dos usuários, que vem sendo muito exigidos por essa falta de apoio dos atuais sistemas e precisam memorizar procedimentos, processos, lista de tarefas, etc.
O ERP reage a comandos dos usuários, que obviamente são os responsáveis quando algo sai errado, pois a orquestração depende de sua memória, os tempos dependem de suas ações e os resultados da empresa estão atrelados aos limites da qualificação de pessoas. Os processos estão mapeamos tacitamente, ou seja, na cabeça das pessoas e dependemos excessivamente delas.
O ERP foi concebido para executar tarefas e não orquestrar processos, com exceção da área de manufatura que nunca abriu mão de ser visto como uma sequência de atividades.
Mas sim, há exceções, alguns fornecedores de ERP já perceberam essa importância e vem incorporando conceitos de BPM (Business Process Management), Workflow e Integração de Processos em seus sistemas. Sorte de quem já percebeu, pois isso hoje é um diferencial na escolha de um novo ERP.
O que fazer se o seu ERP não possui essa característica e te disponibiliza apenas menus, telas e relatórios e não orquestra seus processos?
Não, não precisa trocar o ERP. Existem no mercado soluções de BPM que trazem totalidade do conceito de BPM (Business Process Management) e dessa forma vem auxiliando a várias empresas a orquestrar seus processos, integrando sistemas, eliminando erros, retrabalhos e trazendo aos usuários uma lista de tarefas aos usuários, sem exigir que ele lembre e responsabilize unicamente pelas ações na empresa.
O Fato é que a TI já possui o avanço suficiente para não mais sobrecarregar os usuários e se tornar o real responsável por orquestrar processos e sistemas.
Ao entrar numa solução de BPM em sua característica de Workflow, ao invés de ver menus, você verá sua lista de tarefas integradas ao ERP, e com a definição do processo de forma explícita no sistema e pronta para disparar a próxima tarefa, assim que sua etapa for concluída.
Outro movimento que se associa e reforça a importância dessa solução é a mobilidade, que traz uma demanda por ações pontuais em processos de forma móvel.
A nova onda do BPM está avançando sobre a antiga onda do ERP, para revigorá-lo e retomar a visão de processos em busca de melhores resultados.
por Rosney Repullo